Bandeira do Brasil

notícias

General Matsuda visita a capital do Estado do Tocantins e atende convite da ADESG para palestrar sobre o conflito Rússia X Ucrânia
 

Palmas (TO) – Nos dias 11 e 12, prestigiando o convite formulado pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) – Delegacia Tocantins, o General de Divisão da Reserva do Exército Brasileiro Ruy Yutaka Matsuda, Ex-Comandante do Comando Militar do Planalto (CMP), acompanhado do General de Brigada da Reserva Marco Antônio Martin da Silva, Ex-Comandante do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), detentor dos títulos de cidadão Palmense e cidadão Tocantinense, realizou visita à cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins. Atualmente, os dois oficiais generais trabalham no Ministério da Defesa.

A agenda inicial constou de visita institucional à Secretária de Segurança Pública. Os oficiais generais foram recepcionados pelo senhor Wanderlei Barbosa de Castro, Governador do Estado Tocantins, acompanhado do Secretário Wlademir Costa Mota Oliveira.

9
9

press to zoom
12
12

press to zoom
2
2

press to zoom
9
9

press to zoom
1/12

À noite, o General Matsuda proferiu palestra sobre o conflito Rússia X Ucrânia. O evento fez parte do cronograma de atividades da ADESG para os diplomados do estado e contou com a presença de autoridades, civis e militares, que lotaram as instalações do auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Inicialmente, o palestrante realizou exposição sobre a historicidade do poder entre as potências mundiais, com destaque para o período pós-segunda guerra mundial, suas mudanças de configuração na linha do tempo e a recorrência de guerras por procuração.

Segundo Matsuda, a guerra por si só não faz sentido. O poder é disputado num tabuleiro tridimensional. Ela envolve o campo político, militar e econômico e, em certos momentos da guerra, há a sensação de que os dois lados estão perdendo. O palestrante citou a frase do General americano Douglas MacArthur, de atuação destacada na segunda grande guerra “Não sei como será a Terceira Guerra Mundial, mas a quarta, tenho certeza, será de arco e flecha”. Num segundo ato, os presentes tiveram a oportunidade de realizar perguntas e expressar as suas contribuições para o debate.

Alguns ensinamentos podem ser trazidos, inclusive, para a vida pessoal. O palestrante destacou que o Plano Estratégico não se limita a ideias colocadas no papel. A sua eficácia depende da capacidade de transformar o planejamento em ação. Pontuou que sempre existirão crises, portanto devemos aprender a viver em crise e que os fortes surgem principalmente nesses momentos.

 

No encerramento do evento, o desembargador Pedro Nelson, Adesguiano, Vice-presidente do Tribunal de Justiça e o senhor Valdir Ghisleni Cezar, Delegado da ADESG Tocantins, agradeceram aos visitantes por terem aceitado o convite e pelo brilhantismo da apresentação sobre o tema de relevância mundial.

 

Na sexta-feira, 12, o General Matsuda visitou às instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oportunidade em que foi recebido pela Diretora Regional, Márcia Rodrigues de Paula e sua equipe.

Após assistir exposição sobre os cursos profissionalizantes e as potencialidades da instituição, visitou as instalações e constatou pessoalmente a alta qualidade do modelo de educação profissional, que promove a inovação da indústria brasileira. 

O encontro também teve como pauta as ações para manutenção e aperfeiçoamento da execução do Projeto Soldado Cidadão do Exército, que qualifica os jovens que prestam serviço militar para ingresso no mercado de trabalho.